sábado, 18 de dezembro de 2010

Pseudo-fuga da bolha patriarcal

Salve, saalve pessoal!


















Vou utilizar-me da maiêutica para iniciar esse artigo... O que nos torna adultos? Será que nosso universo ideologico é realmente nosso? Podemos confiar no que a midia nos entuxa com seu maniqueísmo sujo ou é melhor realmente vermos por nós mesmos e vivermos o mundo e suas infindaveis experiências?

Ao longo desse cansativo ano de cursinho, convivi com diversos tipos de pessoas... Nerd-locos, esforçados, relaxados, vagabondz, patys, playboys, faladores.....
Nesse meio de classe media juvenil do cursinho, realmente a alienação, a obsessão e até desesespero pelo conhecimento livresco  me assustaram... Mas oq eu acredito q construi lá está sendo saber fazer relaçoes entre as materias. Geografia, historia, literatura para compreender o funcionamento de nossa sociedade e também de nosso infinito particular (filosofia). Como sou de humanas eu acredito que a preocupacao com o Humano é de fato o verdadeiro sentido o uso do conhecimento (embora colegas q tb sao, e prncipalmente do Direito, estao pelos valores. Sim. Valores???? Hahaha).
Em bio, aprendemos a diferenca entre crescer e desenvolver. O que vejo ao meu redor por repetidas vezes, sao crescidinhos! Acham que porque ja tem 18 ou mais, ja vao pra balada,  ja fazem diversas atividades sozinhos e até ja ganharam carro são adultos. Ha,ha...
As ideias, quando converso com eles, sao as mesmas de seus pais reacionários e as mesmas  manchetes que o PIG lançou no dia (ou no mês) anterior! Parece que eles combinam o discurso! Claro que deixar evidente suas facetas elitistas nao eh "politicamente correto".. Entao eles falam.. " aai, tadinho dos poobres, eles nao tem naada né, bob?" Aliás, Na epoca da eleiçao, quando ficavam sem argumentos, seus preconceitos eram vomitados de uma forma escrota e regionalista. "aaf, vc vota na Dilma? Ela vai continuar o bolsa familiaa pro nordeste e aquela gorda vai continuar fazendo filho pra nao precisar trabalhar. Agente de sao paulo q sustenta eles" (juro que ouvi isso, cm essas palavras)... Eu tenho asco dessas pessoas, mas logo elas vao parar num semaforo com seus carros do ano e vao ver se é bom mesmo manter as desigualdades sociais com seus amplos privilegios...


Gostaria de falar de uma outra conversa q tive.. Eu costumo ir na r. Augusta; é um lugar que tem literalmente de tudo. Vou com meus chegados em uma baladinha lá; a Sarajevo, que toca as musicas que nao passam na radio, como Black Alien, Nação Zumbi, Tihuana.... Esta rua também é conhecida pelas casas de tolerancia, que tornam-se verdadeiros fantasmas na cabeça de pessoas conservsdoras que se dizem religiosas. Seus discursos quase me poe medinhoo do inferrrno e do tridente do capeta.... Tamo na alta idade media ainda?? Hahshh . Eh um simplismo arrogante, infantil, idiota, na real. "aaaaaaii vc vai na Augusta? La as pessoas fazem sexo na rua....". Ahahahhaha riam cmg por favor. Eu ja ia começar a esculaxar e a pessoa disse "eh verdade, eu vi na [programa d tv]". Eu preferi ficar quieto.
Desde quando oq a tv passa eh a verdade? Oq custa exorcisar os preconceitos internos e ir ver oq rola de verdade? É mais comodo se isolar com seus iguais e criticar tudo oq nao lhes interessa. Hipocritas. O exemplo da Augusta foi so uma metonímia do que ta rolando com os jovens por aí...
Sedimentando essa reflexão, temos que o conhecimento deve ser utilizado para nos desenvolver e nao apenas somar em nossa mente, como, talvez uma droga, q se usa como forma de aliviar seu medo da concorrência e da prova, e dps que entra na faculadade; nunca mais estuda, se atualiza... Nas Humanas. É necessário nos libertarmos de certezas, apenas irmos ao encontro dela. Essa busca que é a filosofia!

Reflitam e Comentem :) bjs

12 comentários:

  1. Caralho Bob, concordo com tudo!
    Tava conversando hoje com a minha mãe sobre o vazio cultural da nossa geração, sobre como todos os valores e conquistas que as gerações anteriores lutaram pra conseguir, seja em relação a sexo, drogas ou rock'n'roll foram completamente derrubados como se fossem insignificantes pela era "digital".
    Se pa isso daria um bom texto, posso ajuda-lo se quiser!
    Parabéns!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Eh foda ne jelly, estamos numa era de hedonismo e alienação!
    Vamos sim fazer esse texto!
    Vlw pelo coment, abs.

    ResponderExcluir
  3. Nas Humanas. É necessário nos libertarmos de certezas, apenas irmos ao encontro dela. Essa busca que é a filosofia!

    Estou orgulhosa de você bobs!
    Mandou muito no texto, apesar de eu não acreditar no potencial da Dilma como você, expressou sua opinião de maneira avassaladora, meus parabéns futuro advogado san fran!

    ResponderExcluir
  4. Olha uma tucaninha ai... Hehe
    Vlw sté, bj

    ResponderExcluir
  5. Eu entendo perfeitamente todo o motivo de sua revolta, pois estudei, nos ultimos três anos, em um colégio diretamente influenciado por ideais de direita... além de ser católico. Acredite, o que eles mais prezam é a alienação... (Afinal, se auto-nominam "cordeiros")
    De qualquer forma. Tive que conviver com pessoas que vinham me criticar por ser a favor da Dilma, pessoas que me chamaram de tudo, usaram e abusaram de seus preconceitos contra as classs sociais baixas e os nordestinos. Usaram e abusaram de conhecimentos falsos, como o que agora chamam de "salário aos presidiários" (que seria o auxílio-reclusão), sem saberem do que se trata ou como funciona... pouquíssimos sabem.
    Aliás, perguntando, descobri que inúmeras pessoas não votaram na Dilma por causa do Mensalão ou do Zé Dirceu... e nenhuma delas soube me responder sequer o que era um mensalão, e nem as provas que havia contra ele.
    As pessoas cismaram em chamá-la de assassina, eu digo que é uma mulher fantástica e dotada de um ideal maior, uma mulher que lutou sem precisar lutar na ditadura, afinal, ela sempre foi de classe média, e não ficou parada ao ver as injustiças na Ditadura.
    Tenho orgulho de tê-la como presidente e isso ninguem muda, especialmente nenhum cordeirinho do PiG.

    Resta torcermos para que o Brasil continue crescendo e mostrando aos elitistas hipócritas e preconceituosos quem estava com a razão!

    beijos, e parabens pelo blog!

    ResponderExcluir
  6. ps. Desculpe pela péssima redação do comentário acima.. mas o que vale são as idéias.

    E viva a Dilma ;D

    ResponderExcluir
  7. Nas Humanas. É necessário nos libertarmos de certezas, apenas irmos ao encontro dela. Essa busca que é a filosofia!

    caiu isso hoje na unesp, é kant? hahahah

    acho que as pessoas cobram uma maioridade sem querer sair da menoridade.
    vou explicar: conheço muita gente, proxima até, que briga com os pais por que tem 18 anos e o pai não deixa ele ser adulto (sair de madrugada, beber, dirigir), mas se o pai cobra responsabilidade da risada, não estuda, não sabe com o que vai trabalhar, acha que é coisa de nerd, mas na verdade, querer algo da vida, nada mais é do que uma passagem para tornar-se adulto (coisa que eles estão longe de ser), sair do ninho dos pais, mas principalmente, pensar por si proprio, coisa que grande parte da sociedade, não só os boyzinhos de classe media, não faz. compra o que a propaganda oferece, acredita no que a revista escreve e o que a tv mostra.
    acho que me perdurei demais... o blog é seu! hahaha

    cogito ergo sum! =)

    ResponderExcluir
  8. Brigado ale!
    Para o Brasil seguir mudando!

    ResponderExcluir
  9. falando em perdurar, não fui o unico... hahahahahaa

    E viva a Dilma 2

    ResponderExcluir
  10. Que isso Tom! O blog é dos seres pensantes que amam o debate!
    É nosso. Sinta- se à vontade, e... Abaixo à censura!! Hahaha

    Entao mlk, eh esse pensamento no futuro que, talvez, falte aos filhotes do PIG; aos alienados. Eles crescem e nao se desenvolvem. Se os pais fossem imortais, eles com certeza iriam ficar mamando nas tetas do estado chamados "pais" até os 40. Hahaha
    Abs'

    ResponderExcluir
  11. talvez algumas pessoas nao entendam oq vc quis passar realmente em seu belo texto,e pra outras até doa lendo.O fato é que nossa atual presidente Dilma Russef não passa de mais uma figura qualquer que esta representando nosso povo,com o mesmo discurso e falsidade de todos esses merdas,parabéns pra ela mais não nos exaltemos demais, deixe o barco andar pra ver aonde ele vai atracar,tomare que ela acabe mesmo com a fome em nosso pais e melhore nosso ensino como ela diz..espero realmente que ela faça um bom governo e cumpra suas palavras ditas em sua posse.
    OBS: no Anglo aprendemos principalmente dois valores pra vida o seu papel de cidadão que é respeitar as idéias do outro e se preparar pra vida seja ela qual caminho for.

    ResponderExcluir
  12. isso memo bolão!
    vamo torcer pro sucesso do brasil!
    e vamo torcer pra que nossa juventude estoure a bolha que lhes faz tão vinculados ideológicamente com os seus pais e com o PIG!

    bjo irmão!

    ResponderExcluir